CAIXA PERMITE CONGELAR O PAGAMENTO DE PRESTAÇÕES DE MÚTUOS

14 de setembro de 2018

O mutuário que vem encontrando dificuldades para quitar as prestações da sua casa própria, pode conseguir congelar as parcelas por até um ano. De acordo com a Caixa, se o contrato não estiver em atraso e o comprador tiver pago no mínimo 24 prestações desde a concessão do mútuo ou a última negociação, é possível pausar até 12 prestações mensais. O valor da dívida, entretanto, não pode ser superior a 80% do valor do imóvel e o valor dessa pausa será somado às prestações que sobraram do contrato, sem mudança do prazo contratado.

DONO DE PARTE DE IMÓVEL NÃO PODE SER IMPEDIDO DE VENDÊ-LA

14 de setembro de 2018

Quando proprietários de um imóvel o possuem em condomínio e o bem é indivisível, ou seja, não é possível reparti-lo entre eles, se um optar pela venda da sua parte os demais não têm o direito de impedi-la. Caso não haja acordo entre os donos, qualquer deles pode requerer a dissolução do condomínio em juízo; nessa hipótese, aqueles que não querem alienar seu quinhão devem comprar a parte do que deseja vender, pois caso contrário o imóvel será leiloado judicialmente e o dinheiro dividido entre os proprietários.

HOME OFFICE EM CONDOMÍNIOS: AFINAL, PODE OU NÃO PODE ?

14 de setembro de 2018

O segredo para quem trabalha no sistema de home office é evitar ao máximo algum desconforto aos demais condôminos. Receber muitas pessoas no seu apartamento, produzir um barulho constante e, a pior das situações, usar as áreas comuns para trabalhar, pode gerar muitos problemas – ainda mais se o uso dessas áreas resultar em um aumento nos gastos de energia ou água.

ALUGUÉIS QUE ANIVERSARIAM EM SETEMBRO PODEM SUBIR ATÉ 10%

14 de setembro de 2018

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de grande parte dos contratos de locação, registrou uma inflação de 0,79% na primeira prévia de setembro deste ano. Esse percentual faz com que a chamada “inflação do aluguel” alcance 9,24% nos últimos doze meses. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a alta foi provocada pelos preços no atacado e no varejo.

BRADESCO APOSTA NA RETOMADA DAS VENDAS DE IMÓVEIS

14 de setembro de 2018

Para o Bradesco, teve início a retomada das vendas de imóveis residenciais, que deve se acelerar no próximo ano, beneficiado pela economia e pelas medidas anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional, visando aumentar os recursos e ampliar os financiamentos com FGTS. A recuperação da poupança, usada como fonte de recursos para financiamentos, e o apetite dos bancos em emprestar no crédito imobiliário, que tem a vantagem de contar com uma garantia real, também favorecem a retomada desse mercado.

MOBILIAR A CASA COM MÓVEIS USADOS GERA ECONOMIA DE 70%

14 de setembro de 2018

Para quem deseja mobiliar a casa sem comprometer o orçamento doméstico, uma das opções é adquirir itens seminovos ou usados. Pesquisa realizada pela OLX, que atua no mercado de compra e venda online, mostra que é possível encontrar móveis, utensílios e eletrodomésticos em bom estado com preço até 70% mais baixo do que o dos novos.

CONDOMÍNIO NÃO PODE PROIBIR LOCAÇÃO ATRAVÉS DO AIRBNB

8 de setembro de 2018

A locação de imóveis por temporada não é uma novidade; porém, um novo padrão de compartilhamento de bens chegou aos condomínios: o Airbnb. Trata-se de um site onde os proprietários anunciam seus imóveis, com a intenção de alugá-los apenas por alguns dias – situação que incomoda alguns condôminos. Um desses casos parou na Justiça, que decidiu que o proprietário não pode ser impedido de contratar esse tipo de locação.

CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA SÓ VALE SE HOUVER VALORIZAÇÃO

8 de setembro de 2018

O imposto conhecido como “contribuição de melhoria” só pode ser cobrado dos proprietários dos imóveis caso o Estado faça uma obra que os valorize; portanto, não pode ser algo determinado por uma lei municipal. Esse é o entendimento vigorante no Judiciário, para quem somente a realização de uma obra, somada com a valorização dos imóveis ao seu redor, constitui hipótese de incidência da contribuição de melhoria.

COWORKINGS GANHAM MAIS ESPAÇO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

8 de setembro de 2018

O número de espaços de coworking, como são conhecidos os consultórios compartilhados, teve um crescimento de 48%, na comparação com o ano de 2017, segundo dados do Censo Coworking Brasil 2018. E o mercado imobiliário está pegando carona nessa tendência, com muitos especialistas acreditando que o rápido aumento das locações compartilhadas fará com que essa modalidade assuma um protagonismo inédito.

METADE DOS IMÓVEIS URBANOS NO BRASIL AINDA É IRREGULAR

8 de setembro de 2018

Dos 60 milhões de domicílios urbanos no Brasil, 50% não está regularizado, segundo dados oficiais, o que representa 100 milhões de pessoas morando em condições precárias. A lei prevê que regularização fundiária urbana, para ser plena, precisa resolver os problemas jurídicos do bairro, os problemas urbanísticos, ambientais e, principalmente, os problemas sociais. As consequências da irregularidade fundiária são renúncia de receita, sonegação fiscal, insegurança jurídica e precariedade da infraestrutura.