Notas do Mercado Imobiliário – semana de 13 a 19 de agosto

12 de agosto de 2012
  • MELHORES MOMENTOS NO FACEBOOK  Pesquisa recente do Scup, divulgada pelo blog Marketing Imobiliário, mostra que a segunda–feira é o dia predileto dos internautas para postar e comentar no Facebook, de preferência entre as 21 e as 22 horas. Sábado, ao contrário do que se poderia pensar, é o pior dia. É uma dica relevante para o pessoal do mercado imobiliário que tem fan page na mais conhecida rede social.
  • MELHORES MOMENTOS NO TWITTER  A mesma pesquisa aponta que, no Twitter, as coisas se passam um pouquinho diferente: o melhor dia para compartilhamento de conteúdo é a quarta-feira (mais de 5,8 milhões de tweets), preferencialmente no horário das 20 às 21 horas. Aqui também o sábado é pouco apreciado pelos tuitadores. Se você tem alguma coisa relevante a dizer sobre imóveis em 140 caracteres, já sabe o momento oportuno.
  • OS SITES IMOBILIÁRIOS MAIS ACESSADOS  Outro levantamento importante, indica quais os sites imobiliários mais acessados no País. Do lado das construtoras e imobiliárias, a lista é capitaneada pela MRV, com 760.000 visitantes únicos, seguindo-se PDG, Lopes, Cyrela, Tenda e Gafisa. Do lado dos portais de busca, o Zap aparece em primeiro lugar, com 1.100.000 visitantes únicos, seguido do ImovelWeb, VivaReal Brasil, Webcasas, Lugar Certo e WiMoveis.
  • SP: CAIU O NÚMERO DE NEGÓCIOS  De acordo com a Embraesp, no primeiro semestre deste ano o número de unidades lançadas no mercado paulista foi 37,2% menor do que o observado no mesmo período do ano passado. Já nas vendas, o mês de junho teve uma redução de 32,3% nos negócios, mas em relação a maio. Os números mostram que as incorporadoras tiraram o pé do acelerador.
  • CONFIANÇA NA CONSTRUÇÃO RECUA  O Índice de Confiança da Construção, apurado pela Fundação Getulio Vargas em parceria com o Banco Central do Brasil, mostra que no trimestre maio/julho houve um recuo de 9,5% na confiança dos empresários do setor da construção, comparativamente com o mesmo período de 2011. Uma confirmação de que o mercado imobiliário passa por uma fase de acomodação.
  • OUTLET IMOBILIÁRIO  A Rossi escolheu Porto Alegre para inaugurar seu primeiro outlet no Brasil. Adotando o sistema americano de “ponta de estoque”, onde os compradores recebem descontos variados (dependendo do tipo de empreendimento e do tempo de estocagem), a construtora pretende vender uma boa parte dos seus imóveis ainda não comercializados na capital gaúcha.
  • NOVA FRANQUIA CHEGA AO BRASIL  A rede Coldwell Banker, desconhecida para a maioria dos nossos operadores imobiliários, comunicou sua chegada ao País. A informação é que essa nova franqueadora investirá R$ 17 milhões, nos próximos 5 anos, para disputar com as também norte-americanas Century 21 e Re/Max uma fatia do mercado. A confiança estrangeira é um bom sinal para os brasileiros.
  • JÁ ESTAMOS SABENDO GASTAR  Na avaliação do Banco Central, o aumento do endividamento das famílias se deve, em boa parte, à expansão dos financiamentos habitacionais. Para o BC, trata-se de uma notícia positiva, pois mostra que os brasileiros estão formando patrimônio, ao invés de simplesmente gastar, e que seu poder aquisitivo cresceu. O comprometimento da renda das famílias com dívidas também diminuiu.
  • AUMENTOU O NÚMERO DE INQUILINOS  Apesar do enorme crescimento do mercado imobiliário observado nos últimos anos, a maior parte da população brasileira ainda é constituída de inquilinos. Na verdade, segundo o IBGE, aumentou o número de pessoas que moram de aluguel: de 14% em 2000 para 18% em 2010. Uma informação relevante para os investidores que estão atrás de renda mensal.