PARTILHA DE IMÓVEIS ENTRE AMANTES É REJEITADA PELO S.T.J.

13 de Janeiro de 2018

Nos casos de concubinato impuro — relação afetiva em que uma das pessoas já é casada —, a partilha de bens somente é possível se comprovado que o patrimônio adquirido decorreu de esforço comum. Esse foi o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, que entendeu não ser possível equiparar a relação extramatrimonial à união estável.

PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO GARANTE QUEM COMPRA NA PLANTA

13 de Janeiro de 2018

Adquirir um imóvel na planta significa comprar algo de alto valor agregado que ainda não está pronto. Para tornar esse tipo de negócio mais seguro, a Lei nº 10.931/2004 criou o chamado “patrimônio de afetação”. Esse regime jurídico tem o objetivo de evitar que o incorporador use o dinheiro das vendas em qualquer outra atividade, garantindo ao comprador que a obra será concluída.

IMÓVEL DE ALTO PADRÃO PODE SER BOA OPÇÃO DE INVESTIMENTO

13 de Janeiro de 2018

No atual cenário da nossa economia, falar sobre investimento em apartamento pequeno de alto padrão pode parecer contraditório. Porém, este mercado não foi abalado pela crise e tem se mostrado bastante lucrativo, seja na revenda ou para locação. Por se tratar de um tipo de unidade rara, é procurada e bastante valorizada por um público específico, interessado em conforto e segurança. Por conta disso, o edifício deve estar situado em bairro residencial privilegiado.

IMÓVEL PARA ALUGAR AINDA É UMA BOA FORMA DE INVESTIMENTO

13 de Janeiro de 2018

Os principais fatores que devem ser considerados na hora de adquirir um imóvel como investimento para locação, são o seu preço e a sua localização. Isso significa escolher um imóvel que não seja caro, situado num lugar que tenha boa demanda. Assim, será possível alugá-lo por um valor melhor ou muito próximo a um investimento de baixo risco, como a poupança e muitos fundos de renda fixa.

ANO NOVO COMEÇA COM JUROS MENORES PARA IMÓVEIS

13 de Janeiro de 2018

O mercado imobiliário projeta um 2018 melhor, em comparação com os três últimos anos, na medida em que mudanças promovidas em linhas de crédito da Caixa Econômica Federal prometem turbinar o setor. A CEF, responsável por quase 70% dos financiamentos em todo o país, anunciou diversas novidades para aquecer os negócios imobiliários, principalmente a redução dos juros.

A REGRA É DIVERSIFICAR OS INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

13 de Janeiro de 2018

Se você já tem a sua casa própria, ou isso não é a sua prioridade, tente ao máximo diversificar os seus investimentos em imóveis. Toda pessoa que se interessa por esse tipo de aplicação segura, deve estar com um olho no futuro, examinando oportunidades de crescimento imobiliário. Por exemplo: uma região que hoje não é valorizada, pode se tornar a mais badalada amanhã.

INGRATIDÃO PODE LEVAR À REVOGAÇÃO DA DOAÇÃO DE IMÓVEIS

7 de Janeiro de 2018

O Superior Tribunal de Justiça confirmou decisão que revogou a doação de bens imóveis feita por um homem a sua ex-esposa, por ingratidão. De acordo com o processo, após a separação, o homem fez doações de imóveis à ex-mulher; tempos depois, entretanto, ela teve um descontrole emocional e disparou tiros contra o ex-marido, que então decidiu mover uma ação judicial para revogar as doações.

VISITANTE PODE SER BARRADO EM ÁREAS COMUNS DO PRÉDIO

7 de Janeiro de 2018

Emprestar o apartamento no período de férias, para amigos ou parentes, ou mesmo receber hóspedes pode dar dor de cabeça ao proprietário, caso não sejam respeitadas as regras de convivência condominiais – isso porque alguns edifícios vedam a utilização das áreas comuns por visitantes. A proibição é permitida em lei e tem como lógica a manutenção da organização interna do condomínio.

VISITA A IMÓVEL USADO É CRUCIAL NA DEFINIÇÃO DA NEGOCIAÇÃO

7 de Janeiro de 2018

Como a decisão de comprar um imóvel tem forte componente emocional, qualquer deslize pode inviabilizar o negócio. Por isso, não é recomendado marcar visitas durante ou após uma refeição, por causa do cheiro de comida. As janelas também devem estar abertas, para deixar o imóvel mais ventilado e iluminado. Tudo deve estar limpo e sem excesso de objetos pessoais. Para evitar constrangimentos, sugere-se também recolher os animais de estimação.

CAPRICHE NA CONSERVAÇÃO PARA VENDER MAIS RÁPIDO

7 de Janeiro de 2018

Sujeira, mofo, rachadura, parede descascada, janela quebrada. Até em um imóvel com ótima localização, a falta de alguns cuidados afugenta possíveis compradores – que podem achar que esses problemas escondem outros, ainda maiores. Para causar boa impressão, não é necessário fazer grandes mudanças; vale, sim, investir o suficiente para que o imóvel fique habitável e com boa aparência. Uma melhoria barata, por exemplo, é uma boa pintura.