EM QUE CASOS SÃO DEVIDAS AS TAXAS DE FORO E LAUDÊMIO ?

13 de Abril de 2018

Muita gente sonha com um apartamento em frente à praia, com vista para o mar, mas a localização privilegiada tem seu preço – que vai além do valor necessário à compra do imóvel. Também é preciso pagar uma “pensão” anual, chamada de foro ou taxa de ocupação. Além disso, ao vender esse imóvel, paga-se mais um tributo: o laudêmio. Essas cobranças são um resquício do período imperial, mas ainda são mantidas pelo governo.

CONDOMÍNIO ATRASADO PODE SER NEGOCIADO COMO RECEBÍVEL

13 de Abril de 2018

Transtorno para moradores e síndicos, as contas de condomínio atrasadas passaram a ser fonte de lucro para um segmento da economia: empresas especializadas compram dos condomínios os direitos sobre créditos vencidos. O procedimento se assemelha ao da antecipação de recebíveis que os bancos costumam financiar. Por exemplo, fornecedores que faturam vendas em 40 dias, antecipam o recebimento, pagando juros ao banco, que lucra quando o comprador do fornecedor pagar a fatura no vencimento normal.

JURO MENOR E CONCORRÊNCIA DEVEM AMPLIAR CRÉDITO A IMÓVEIS

13 de Abril de 2018

Inflação baixa, juros básicos em queda, perspectiva de maior captação líquida da poupança, melhora gradual nas taxas de desemprego e da atividade econômica: a soma desses fatores deve ajudar na retomada do crédito para a casa própria, com recursos da poupança. A projeção da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança para 2018, é de expansão de 10%.

FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DOS APARTAMENTOS

13 de Abril de 2018

Pesquisa realizada demonstrou que localização (25%), segurança (15%) e vaga de garagem (15%) são os principais atrativos para os compradores de apartamentos. A seguir vêm áreas de lazer (10%), elevador (9%), face para o Sol (7%), andar (6%), varanda (5%), vista (4%) e infraestrutura de tecnologia (4%). Não foi perguntado aos entrevistados sobre a aparência do edifício.

JARDINS VERTICAIS COMEÇAM A GANHAR AS CIDADES

13 de Abril de 2018

Uma alternativa à escassez de áreas verdes nas cidades, tem sido a utilização das fachadas cegas de prédios para a construção de enormes jardins verticais. O potencial de rearborização, devolvendo o verde ao cenário urbano é imenso. Um ponto interessante desses jardins é que eles são plenamente sustentáveis: seus sistemas de irrigação se utilizam de água da chuva para se alimentar de maneira inteligente.

INQUILINO TEM DIREITO DE PREFERÊNCIA NA VENDA DO IMÓVEL

7 de Abril de 2018

No caso do locador pretender vender um imóvel que esteja alugado, é sua obrigação comunicar tal intenção ao locatário, explicitando preço e condição de pagamento. Se o inquilino estiver interessado, deve manifestar seu desejo no prazo de 30 dias, por escrito. Mas o locatário não pode fazer contraproposta, cabendo-lhe simplesmente aceitar a oferta do locador.

QUEM ASSINOU CONTRATO, MAS NÃO RESIDE, PERDERÁ IMÓVEL DO PMCMV

7 de Abril de 2018

Os contratos de financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), que não estejam sendo habitados pelas famílias que os adquiriram, poderão ser rescindidos. A Caixa Econômica Federal alerta que as pessoas que compraram esse tipo de imóvel, mas não estão residindo nele, perderão o direito sobre as residências, que serão destinadas a pessoas realmente necessitadas.

IR 2018: ENTENDA COMO DECLARAR O DISTRATO DE IMÓVEIS

7 de Abril de 2018

O contribuinte que desistiu da aquisição de um imóvel e distratou a aquisição do bem durante o ano de 2017, deve informar o fato na declaração do Imposto de Renda 2018. Nesta situação, na ficha Bens & Direitos o contribuinte deverá atualizar a descrição do imóvel, informar a data do distrato, a importância que lhe foi reembolsada e se houve lucro ou prejuízo na transação.

MELHORA DA ECONOMIA ATRAI INVESTIDORES PARA IMÓVEIS

7 de Abril de 2018

Não é de hoje que investir em imóveis residenciais e comercias para revenda e locação se apresenta como um negócio extremamente lucrativo. Nos últimos anos, com a retração do mercado, houve considerável queda na procura de imóveis por investidores. Porém, com as expectativas positivas de melhora do mercado, os investidores já estão retornando para esse segmento.