Notas do Mercado Imobiliário – semana de 10 a 16 de setembro

9 de setembro de 2012
  • VENDA CASADA Embora o Código de Defesa do Consumidor a proíba expressamente, a venda casada continua a ser uma triste realidade no âmbito do SFH/SFI. Quem necessita contratar um financiamento habitacional, dificilmente escapa de levar junto um “pacote de serviços” contendo cartão de crédito, cheque especial, título de capitalização, seguros etc., cujo custo no mais das vezes supera a contrapartida dos juros reduzidos.
  • BUSCAS RELEVANTES Segundo o Google, entre 2005 e 2011 a procura por imóveis através da internet cresceu 983%, e atualmente 56% das decisões envolvendo a aquisição de imóveis acontece on line. Apesar da fonte ser um pouco suspeita, pois fala em causa própria, são números significativos para se compreender a relevância do mundo digital para o mercado imobiliário.
  • A CONCORRÊNCIA NA LOCAÇÃO Geralmente os apartamentos com menor área são os mais fáceis de serem locados, além de terem uma taxa de desocupação menor e um retorno financeiro maior. Entretanto, essa regra pode não funcionar se o imóvel estiver localizado numa zona onde a concorrência for grande, pois nessa hipótese é alta a possibilidade do proprietário precisar reduzir o aluguel para locar com maior rapidez. Quem compra para alugar, deve ficar atento a esse ponto.
  • ESQUELETOS NO ARMÁRIO A expectativa do mercado é de que a Tenda, comprada pela incorporadora Gafisa em 2008 para atender os consumidores de baixa renda, cancele a construção de aproximadamente 12.000 imóveis. Isso porque a empresa, depois de ter pré-aprovado o crédito de muitos compradores, que contratariam mútuos habitacionais para quitar os imóveis, acabou verificando que seus clientes seriam incapazes de tomar os financiamentos. A direção da Gafisa, cuja estabilidade acabou comprometida, admite que ainda desconhece toda a extensão do problema.
  • TIPO CALDO DE GALINHA Censo divulgado pelo Sinduscon-RS, mostra que 86% dos imóveis novos em oferta na capital gaúcha são apartamentos de 2 e 3 dormitórios (3.773 e 3.470 economias, respectivamente), números que tendem a crescer com a entrada de novos empreendimentos no mercado. Tal concentração, aliada ao fato de mais de 92% dessas unidades ainda não estarem prontas, deve fazer com que os compradores tomem as devidas cautelas na hora de escolher a incorporadora.
  • CARTÓRIOS ELETRÔNICOS Até o dia 8 de julho de 2014, todos os ofícios imobiliários do País deverão estar com o registro eletrônico implantado. Pelo menos é isso o que está previsto na Lei nº 11.977/2009. A informatização deverá dar mais agilidade e segurança ao serviço e interligará todo o sistema registral brasileiro com órgãos da Administração Pública e com o Judiciário. Espera-se que essa medida acabe de vez com a demora atualmente verificada nos cartórios.
  • NOVO PRAZO, NOVOS JUROS Já estão valendo o novo prazo (35 anos ou 420 meses) e os novos juros (de 7,80% a 8,85% ao ano) para financiamentos habitacionais com recursos oriundos das cadernetas de poupança, para mutuários cujos rendimentos mensais superem R$ 5.400,00. Com a ampliação do tempo para pagamento do empréstimo e a redução dos juros, aumenta o valor que um comprador poderá tomar para adquirir um imóvel.
  • QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO Hoje, mais do que nunca, é extremamente válido esse ensinamento básico do marketing. Mas, como ser lembrado sem gastar muito dinheiro em publicidade? Fácil, segundo os especialistas. Basta você reservar algum tempo para anunciar gratuitamente em portais de imóveis e sites de classificados imobiliários, interagir nas redes sociais e postar na internet para ser reconhecido pelo Google.
  • OS ESTRANGEIROS ESTÃO CHEGANDO Com a estabilidade no câmbio e o crescimento da nossa economia, não só investidores de fora passaram a se interessar pelo mercado imobiliário brasileiro. Estrangeiros que vieram morar aqui ou que gostam de veranear no País, formam o mais recente grupo de compradores. Santa Catarina, São Paulo (em razão da abertura de filiais e escritórios de multinacionais), Rio de Janeiro e Bahia são os estados preferidos dos gringos.