Notas Sobre o Mercado Imobiliário – semana de 29 de janeiro a 04 de fevereiro

30 de janeiro de 2012

PARCERIA

Em Santa Catarina, o modelo já é quase uma unanimidade: para incrementar as vendas de imóveis novos, construtoras e incorporadoras locais e mesmo de outros estados, vêm substituindo a exclusividade por parcerias com pools de imobiliárias. Segundo os corretores, nesse modelo ganham ambos os lados: as construtoras, que aumentam sua força de vendas, e as imobiliárias, que dispõem de mais produtos a oferecer aos consumidores

O FUTURO DA EXCLUSIVIDADE

Aliás, essa questão da exclusividade, que nunca foi muito bem digerida pelos operadores do mercado imobiliário, parece estar com os dias contados. Afora os próprios corretores a rejeitarem, a Justiça Federal já tem decisões considerando a prática ilegal em três estados. O Cofeci deve enfrentar, já no curto prazo, uma parada bastante indigesta.

BRASIL NA FRENTE

De acordo com a Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis, o mercado imobiliário brasileiro é o segundo mais atraente do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Nessa esteira, São Paulo saltou do 26º lugar no ranking das melhores para a quarta posição, atrás apenas de Nova Iorque, Londres e Washington.

CAIXA ABRE CRÉDITO PESSOAL

A CEF está oferecendo empréstimo pessoal com garantia imobiliária. O interessado consegue levantar até 70% do valor do seu imóvel, podendo quitar a dívida em 10 anos. Bom para quem

precisa de dinheiro com condições facilitadas e uma das melhores taxas do mercado (desde 1,51% ao mês + TR).

DESACELEROU

São Paulo, o termômetro financeiro do Brasil, acusou uma retração de quase 21% na venda de imóveis novos nos primeiros onze meses de 2011, comparado com igual período de 2010. Os dados são do Secovi-SP, que também apontou uma redução na velocidade das vendas de 22,7% em 2010 para 13,9% em 2011.

OS GRANDES NA FRENTE

Ao contrário do que se poderia supor diante do quadro levantado pelo Secovi-SP, não foram as kitinetes ou os apartamentos de 1 quarto que lideraram as vendas. Em primeiro lugar, disparado, ficaram os de 2 dormitórios, com 53,3%, seguidos pelos de 3 quartos, com 28,7%.

FREIO PUXADO

Em vista disso, a Cyrela, uma das maiores imobiliárias do País, passou a trabalhar com um índice de crescimento menor em 2012. “O mercado não está mais aquecido como antigamente”, afirmou um dos seus diretores.

MARCAS FORTES

Pelo jeito, 2012 será o ano de prevalência das marcas. Construtoras e imobiliárias com nomes fortes no mercado e boa inserção na mídia, receberão maior atenção dos consumidores.

BB ACELERANDO

Na contramão, o Banco do Brasil está apostando suas fichas em 2012 e pretende elevar seu estoque de financiamentos habitacionais de R$ 7,7 bilhões (em 2011) para R$ 12,7 bilhões. Conta, para tanto, com o déficit de 8 milhões de famílias sem casa própria e com os incentivos de programas federais.

AVISO AOS DESCUIDADOS

O reconhecimento de fraude na venda de imóvel cuja penhora não foi registrada no Ofício Imobiliário, depende da prova de má-fé do adquirente – o que pode ser mais difícil do que se imagina…

NOVO PORTAL IMOBILIÁRIO

O mercado passo-fundense ganhou mais um mecanismo de buscas na internet: é o “Onde Morar” (www.ondemorar.com.br), que já tem quase 2.400 ofertas cadastradas pelas maiores imobiliárias da cidade.