Notas Sobre o Mercado Imobiliário – semana de 19 a 25 de fevereiro

19 de fevereiro de 2012

INVESTIMENTO EM IMÓVEL NA PLANTA

Comprar um imóvel na planta, com objetivo de ganhar com a valorização do bem, ainda é visto como uma alternativa interessante. Mas será que adquirir um imóvel no papel é mesmo uma boa opção? Dependendo de algumas características do empreendimento, como localização, projeto arquitetônico e preço, ainda é possível se esperar um bom retorno financeiro. Porém, o investidor precisa considerar que o retorno se dará em dois ou três anos e que, nesse período, a economia e o mercado podem sofrer alterações.

A ESQUECIDA MALA DIRETA

Muita gente pensa que a mala direta tradicional – aquela enviada pelos Correios – morreu com o advento das mensagens eletrônicas. Engano. A remessa de uma mala direta bem feita, para um bom banco de dados (mailing), traz resultados surpreendentes. Na área imobiliária, é justamente a surpresa e o impacto que ela causa nos destinatários que vem fazendo a diferença nas vendas de lançamentos.

DE OLHO NOS PORTAIS IMOBILIÁRIOS

Anunciando em portais imobiliários, corretores, imobiliárias e incorporadoras não só aumentam a exposição dos seus imóveis, como também reduzem sua dependência dos classificados de jornais. Se o portal for gratuito, a economia gerada é relevante. Afora isso, as buscas em portais é uma tendência mundial, na medida em que os internautas querem encontrar o que procuram num só lugar, evitando perda de tempo com navegação por muitos sites.

COMO ANUNCIAR NA INTERNET

Divulgar imóveis na internet passou a exigir conhecimentos técnicos anteriormente desconsiderados. Um deles diz respeito à descrição das ofertas: como o espaço “nas nuvens” é praticamente infinito, muita gente acredita que deve escrever textos enormes e postar uma infinidade de fotografias em cada anúncio. Não é bem assim. Apesar das pessoas quererem, com razão, que a internet forneça muito mais informações do que os meios impressos, é preciso ter cuidado com a concisão dos dados, com a correção das palavras e com a qualidade e razão das fotos. Ou alguém ainda acha necessário publicar a imagem de um vaso sanitário?

FINANCIAMENTOS EM ALTA

Os financiamentos para a construção e para a compra de imóveis em 2011 alcançaram o maior volume já registrado no País. Para 2012, estima-se que o crescimento da oferta de financiamentos deverá crescer mais de 20%. com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil à frente.

MENOS INQUILINOS, MAIS PROPRIETÁRIOS

No ano passado e ao menos na cidade de São Paulo, um em cada quatro inquilinos devolveu o imóvel locado porque comprou a casa própria. Foi o que apurou uma pesquisa feita pela imobiliária Lello, especializada na administração de imóveis. A enquete consultou cerca de 1.500 ex-locatários.

QUEM COMPRA SÃO ELAS

Cada vez mais são elas que detêm a palavra final quando se trata de escolher a casa própria. Seja como o cônjuge que tem a maior renda, seja como a gerente de casa que melhor conhece as necessidades da família, a mulher é hoje, em aproximadamente dois terços dos casos, quem influencia diretamente na decisão de compra. Os itens que mais pesam na balança são praticidade, conforto e segurança.

COMO IDENTIFICAR UM MAU CORRETOR DE IMÓVEIS

Conseguir um bom profissional, que nos auxilie na busca de imóveis para comprar ou alugar, pode se tornar uma tarefa mais complicada do que parece. Para ajudar a identificar um mau corretor de imóveis, veja algumas atitudes que ele costuma adotar: oculta detalhes técnicos sobre um imóvel, para valorizá-lo ou mesmo com o objetivo de desvalorizá-lo; hesita em mostrar documentos ou certidões comprobatórios da situação legal e/ou fiscal do imóvel; cadastra imóveis em diversos portais imobiliários com informações e fotos diferentes; leva o cliente a visitar imóveis diversos do solicitado.

GAFISA INVESTE EM MARKETING PROMOCIONAL

Para a conhecida construtora Gafisa, o relacionamento com o futuro comprador do imóvel está atrelado aos detalhes de uma boa organização e recepção do novo empreendimento. Para a empresa, tudo deve ser impecável e surpreendente, desde o convite para o lançamento até o atendimento. A construtora entende que os compradores querem se sentir especiais pela conquista da casa própria e que a construtora é a responsável por parte dessa felicidade.