Notas do Mercado Imobiliário – semana de 25 a 31 de março

25 de março de 2013
  • SÓ VALE PARA UM Quem estiver pensando em corrigir monetariamente o preço de um imóvel vendido para reduzir o lucro imobiliário, cuidado. A legislação não permite a atualização do valor originalmente pago, nem de qualquer quantia empregada em reformas. Muito justo – desde que o governo também não pudesse corrigir os impostos cobrados dos cidadãos.
  • BELEZA É O QUE IMPORTA De acordo com um estudo da IEMI Inteligência de Mercado, 41,1% dos compradores dão mais importância à beleza do que à qualidade de um móvel. Dá para se dizer que essa é uma característica do ser humano e que muitas vezes comportamento semelhante pode ser observado no mercado imobiliário. No Brasil, principalmente, a maioria dos consumidores compra com os olhos.
  • REGISTRO DE IMÓVEIS ON LINE Válida inicialmente apenas para o estado de São Paulo, a Serasa Experian lançou a consulta on line para todos os cartórios de registro de imóveis. O ingresso será feito através da internet e permitirá o acesso a toda a base de dados, inclusive para fins de expedição de certidões das matrículas. Não há previsão da extensão desse serviço aos demais estados.
  • REFORMA DA CASA Boa notícia para as lojas de materiais de construção e para os profissionais que trabalham na área: pesquisa encomendada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, detectou que 23% das pessoas ouvidas, das classes AB e C, têm como maior prioridade, em 2013, a reforma da sua casa. O preço e a qualidade dos materiais são os itens que mais influenciam, respectivamente, no momento da compra.
  • FEIRÃO DO SERVIDOR O pessoal tem feito de tudo para vender. No último final de semana foi realizado, em Salvador, o Feirão do Servidor, cujo foco foram os funcionários públicos baianos. Quem comprou durante o evento, ganhou até R$ 15 mil de desconto, isenção do imposto de transmissão e descontos de 100% nas 6 primeiras prestações do financiamento habitacional, dos 6 primeiros meses de condomínio e das 6 primeiras contas de luz.
  • PRÓS E CONTRA OS USADOS Se quase tudo tem um pró e um contra, com os imóveis usados não poderia ser diferente. Segundo a revista Época, a favor existe o fato do comprador poder visualizar o que está comprando, a possibilidade de barganhar um bom preço e menores gastos com equipamentos acessórios; contra: normalmente há mais despesas com manutenção, condomínios mais caros e menores áreas.
  • IPTU VERDE O município de São Vicente, no litoral de São Paulo, inaugurou a era do imposto predial e territorial “verde”. Quem adotar medidas sustentáveis na construção ou na reforma de um imóvel, pagará menos IPTU. A utilização de tijolo ecológico, o plantio de árvore na calçada, o uso de fontes de energia renováveis e o reuso da água estão entre as medidas que autorizam o desconto.
  • UM TRILHÃO DE DÓLARES Segundo o Atlas Internacional de Investimentos, esse é o volume de dinheiro que irá girar no setor imobiliário internacional em 2013, com o retorno dos investidores às compras. Se as expectativas se concretizarem, haverá um crescimento de 14% desse mercado e a desconfiança mundial gerada pela crise imobiliária ocorrida nos EUA em 2008 ficará definitivamente para trás.
  • SABENDO DE TUDO Mesmo as operações imobiliárias realizadas por instrumentos particulares ou não registradas nos cartórios de imóveis, devem ser declaradas à Receita Federal. Aí se incluem os “contratos de gaveta”, as escrituras de posse e as construções particulares em geral. As dívidas que se originarem dessas transações, também precisam ser informadas na Declaração de Bens do contribuinte.