Notas do Mercado Imobiliário – semana de 30 de setembro a 6 de outubro

29 de setembro de 2013

 

  • CRÉDITO EM ALTA O crédito imobiliário deve chegar a 10% do PIB brasileiro até 2017. Para que esse crescimento não ofereça riscos à economia, é necessário manter o LTV – a razão entre o valor do financiamento e o valor do imóvel – no máximo em 80% (atualmente é 64%). Isso porque, é importante que o comprador compareça com algum dinheiro e que mostre planejamento e comprometimento com o imóvel adquirido.
  • FINANCIAMENTOS DA CEF A CEF confirmou que o volume estimado ao financiamento imobiliário no acumulado deste ano, até a primeira quinzena de setembro, atingiu R$ 95 bilhões, o que mantém em 40% a alta sobre igual período de 2012. A Caixa avalia que a alta da Selic não deve prejudicar o crédito imobiliário, pois a poupança tem regras específicas e o FGTS não sofre o impacto da Selic.
  • QUOTAS IMOBILIÁRIAS Está crescendo no País o mercado de quotas imobiliárias e hoteleiras. Funciona assim: o investidor compra participação percentual numa edificação destinada à locação, ou em um hotel, e recebe os rendimentos derivados das rendas com aluguéis, descontada a taxa de administração do negócio. Em tempos de rentabilidade financeira baixa, pode ser um bom (e seguro) negócio.
  • REDUÇÃO DE ÁREAS A área útil das economias novas postas à venda na cidade de São Paulo, vêm diminuindo de tamanho com o passar do tempo. Conforme o Secovi-SP, os apartamentos de um dormitório foram os que sofreram maior redução nos últimos dez anos, passando de 52,40 m² para 40,70 m², na média. Em segundo lugar, vêm os apartamentos com quatro quartos, que perderam 6,57% de área.
  • COM 23 M² Está sendo projetado em São Paulo, pela consultoria canadense Life Edited, o menor apartamento do País. Trata-se de uma microquitinete com 23 m², com móveis embutidos, ainda sem preço definido, a ser construída no bairro Vila Olímpia. O conceito minimalista ajudará a construtora a otimizar espaços internos para o máximo de funcionalidade – e lucro.
  • ESTOQUE EQUILIBRADO Para o Secovi-SP, o estoque de imóveis na capital paulista, apesar de superar 17 mil unidades, está equilibrado, já que a média histórica alcança 18,1 mil unidades. Segundo a entidade, no último ano foram licenciados para construção, em São Paulo, 42 mil novas unidades, número um pouco acima da necessidade, estimada em até 35 mil unidades.
  • COMPRANDO NA PLANTA Nunca será demais repetir que a aquisição de um imóvel na planta, deve estar cercada de cuidados muito maiores daqueles que são exigidos nas transações envolvendo imóveis prontos. Portanto, investigar a idoneidade da construtora, verificar o registro da incorporação e analisar detidamente as cláusulas da promessa de compra e venda, são cuidados mínimos que se impõem.
  • NEGÓCIOS ON LINE De acordo com o Google, aproximadamente dois terços do processo de compra de imóveis vem ocorrendo através da internet, e cerca de um terço das vendas registradas em 2012 começaram on line. Ainda segundo o Google, a maioria das construtoras e incorporadoras está bem atrás dos corretores de imóveis no uso das ferramentas digitais, e deverão sofrer com esse atraso.
  • AS PIORES FOTOS O site Tumblr pediu aos seus utilizadores que enviassem as piores fotografias postadas por agentes imobiliários na internet, e reuniu tudo numa página chamada “Terribel Real Estate Agent Photos”. Não faltam dedos na frente das lentes, cômodos que parecem ter sido atingidos por um furacão, e até um fotografo apanhado acidentalmente de cuecas no reflexo de um espelho!